AS DUAS NECESSIDADES DO HOMEM


No capítulo 4 do livro de João, está relatado o encontro de Jesus com uma mulher samaritana. No capítulo anterior, há o relato da visita de Nicodemos a Jesus. Há um grande contraste entre os dois, pois Nicodemos era um homem moral e da alta classe. A mulher samaritana, porém, era imoral e pertencia à classe baixa. O primeiro caso descreve um homem com realizações, enquanto o segundo caso descreve uma mulher com o comportamento desonroso.


Nicodemos era judeu e a mulher era samaritana. A religião judaica era profunda, correta, verdadeira e genuína, mas a religião da mulher samaritana era falsa e muito decadente.


Também é interessante notar que o Senhor conversou com o homem à noite, porém, com a mulher samaritana, ao meio-dia. Durante a noite, o homem veio até o Senhor e durante o dia o Senhor foi até a mulher. O lugar onde o Senhor conversou com o homem, foi em uma casa e, com a mulher foi em público, ao ar livre.


Podemos ver que a primeira necessidade humana é a visita, como no caso de Nicodemos, é a regeneração, ou seja, Deus quer levar a sua vida divina para dentro do homem e salvá-lo, para que o homem tenha condições de cumprir seu propósito com Deus. A isso Jesus chamou de nascer de novo (leia João 3).


A segunda necessidade do homem é a satisfação, ou seja, é estar suprido, é estar sem aquele vazio da vida divina em nosso coração. Não importa quão boa seja a nossa posição no mundo. Seja uma posição social ou econômica, se nós ainda não fomos regenerados, estamos carentes da vida divina, possuindo apenas vida humana.


Entretanto, a nossa vida humana é simplesmente um recipiente para conter a vida divina. Então, se não somos regenerados, somos um recipiente vazio. É isso mesmo, não importa se somos ricos, pobres, altos, baixos, bonitos ou feios, se não fomos regenerados, somos um recipiente vazio, pois falta a vida divina dentro de nós, ou seja, falta a habitação do Espírito.


Quando o Espírito Santo está dentro de nós, a cada dia Ele inicia um processo que vai nos levar a sermos supridos e satisfeitos no corpo, na alma e no espírito. Não há satisfação fora de Cristo. Como seres humanos, nós sempre sentimos sede e somente Cristo pode nos saciar.


A mulher samaritana, assim como Nicodemos, embora vivendo circunstancialmente em condições diferentes, tinham a mesma necessidade, a de serem regenerados e serem satisfeitos por meio da vida divina.



📺 Para ver e ouvir essa mensagem, dê o play abaixo:



31 de Julho.


Faça essa Oração

"Enchimento do Espírito"


Amado Pai Celestial, achego-me a Ti mais uma vez por meio da pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo. Desejo cumprir Tua vontade sendo invencivelmente forte, mediante o poder capacitador do Teu Espírito Santo. Louvo-Te pela Tua bondade em providenciar o Espírito Santo para o meu bem e fortalecimento.


Obrigado pelo dia em que o Espírito Santo convenceu-me da necessidade da salvação. Louvo-Te porque Ele possibilitou-me a abrir o coração para o Senhor Jesus Cristo e para a Tua graça salvadora.


Recebo a presença reinante do Espírito Santo e é com convicção que recebo a Sua paz, Seu consolo e Seu esclarecimento da minha mente, possibilitando-me a compreender a Tua Palavra.


Alegro-me sobremaneira na certeza de Sua obra que me zela. Regozijo-me porque por meio de Sua obra de batismo o Espírito Santo introduziu-me no Corpo de Cristo e uniu-me inseparavelmente a Ele. Louvo-Te o nome porque o Espírito Santo deu-me vida espiritual e ainda vivificará o meu corpo no dia da ressurreição.


Ao orar, estou cada vez mais ciente da minha necessidade das intercessões do Espírito Santo em mim, por mim e por meio de mim. Peço que me concedas o privilégio de orar no Espírito, que meus pensamentos e palavras procedam do Senhor Jesus Cristo. Que Tu, Senhor Jesus, eleve meus pedidos a Tua presença, conforme o Teu perfeito entendimento da Tua vontade.


Reconheço o Teu plano e desejo de encher-me com o Teu Santo Espírito, perdoa-me por entristecer o Espírito Santo com o meu pecado. Capacita-me a apropriar-me totalmente da vitória que me concedeste de andar sobre o pecado e o fracasso. Concede-me sempre a consciência de meus pecados para que eu os possa imediatamente confessar-Te.


Não quero extinguir o Espírito Santo com alguma relutância em submeter-me totalmente a Tua vontade e ao Teu plano para a minha vida. Ajuda-me a cada instante a ver aquilo que me estás ensinando a respeito de Ti e da Tua vontade para a minha vida.


Meu desejo, decididamente, é andar no Espírito. Peço-Te que me enchas com o seu poder para que possas ser glorificado com a força invencível que me conferes para realizar a Tua vontade. Peço tudo isso em nome do Senhor Jesus Cristo e para Tua glória porque aquele que se une ao Senhor torna-se um só Espírito com Ele. Amém.

Abra sua Bíblia e leia em voz alta os textos em 1Coríntios 6:17-20 e Efésios 6:10.