AS EMOÇÕES

Atualizado: 11 de Jun de 2019



Nossas emoções não devem ser temidas nem desprezadas, pois elas são uma parte de nós mesmos. Deus fez-nos com emoções e sem elas seria impossível vivermos. A relação certa do intelecto com o sentimento, e do sentimento com a vontade está revelada em Mateus 14:14: “Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos”. O conhecimento intelectual do sofrimento das pessoas provocou a piedade de Jesus e o desejo de curá-las. Foi como sucedeu com o Homem Ideal, que sucede conosco, mas claro que em escala bem menor.


Um estado emocional sempre ocorre entre o conhecimento e o ato. Um sentimento de piedade nunca surgiria no coração humano, se não fosse despertado pelo quadro mental de aflição de outrem. Sem o golpe emocional para ativar a vontade, não haveria nenhum ato de misericórdia.


A nossa emoção é despertada por um quadro mental de compaixão, amor, medo, desejo ou pesar. Sem isso, não haverá nenhum ato da vontade. Toda mãe, todo o estadista e todo o líder sabem que é preciso apresentar um quadro mental de emoções ao ouvinte, antes que se o possa mover a agir, mesmo que seja para sua própria vantagem.


É vontade de Deus que a verdade nos mova à ação moral. A mente recebe ideias, quadros mentais das coisas como elas são. Tais ideias provocam os sentimentos e, por sua vez, os sentimentos levam a vontade a agir de acordo com a verdade. Assim é que seria, se o pecado não tivesse entrado em nós. Contudo, por causa do pecado, a simples sequência: "verdade" > "sentimento" > "ação" pode romper-se em qualquer de suas três partes.


A mente, criada para receber a verdade, muitas vezes se inclina para a falsidade. Assim estimulados, os sentimentos podem incitar a vontade a uma má ação. A contemplação de um erro ou de uma coisa proibida ou pecaminosa pode inflamar os sentimentos, levando-os a simpatizar com o mal.


Um deplorável exemplo disso é o do rei Davi que ficou observando, demoradamente, a bela Bate-Seba se banhar. O rei foi movido pelo que viu e agiu de acordo com a maldade. Depois, as trágicas consequências perseguiram-no até o fim dos seus dias. Ele viu, sentiu e agiu para o mal. Não foi o mesmo que aconteceu com Jesus que agiu pela vida divina, curando os enfermos.


O olhar de Davi levou-o a um adultério e a um homicídio. O olhar de Jesus levou-O a atos de compaixão e misericórdia. A que seu olhar o tem lhe levado?



📺 Para ver e ouvir essa mensagem, acesse: https://youtu.be/DaU7qTXWQZg



17 de Maio.



Faça essa Oração

"Andar no Espírito - Ser pleno do Espírito Santo"

Bendito Pai Celestial, em Nome do Senhor Jesus Cristo, quero hoje andar no Espírito. Eu reconheço que apenas quando o Espírito vive a vida do Senhor Jesus Cristo em mim é que sou capaz de escapar das obras da carne. Eu quero que o Espírito Santo traga toda a obra da crucificação e da ressurreição de Cristo para a minha vida no dia de hoje.

Eu peço que o Espírito Santo produza o Seu fruto em todo o meu ser e que derrame em meu coração um grande amor pelo Pai Celestial, pelo Senhor Jesus Cristo e pelos que me cercam. Perdoa-me amado Espírito Santo por todas as vezes em que O entristeci ou O extingui dentro de mim. Capacita-me a reagir à Tua graça e a ser sensível à Tua voz.

Garanta-me o desejo e a capacidade de ser obediente à Tua preciosa Palavra. Dá-me o discernimento para fugir do engano dos falsos espíritos. Quero que o Espírito Santo encha todo o meu ser com a Sua presença e me controle pela fé. Eu coloco minha vitória sobre a carne completamente nas mãos do Espírito Santo, deixando que Ele me controle neste dia.

Em Nome do Senhor Jesus Cristo, eu aceito toda a plenitude do Espírito Santo em todos os setores do meu ser no dia de hoje. Amém.


* Canal Orações - Pão de Judá

http://www.paodejuda.com.br/oracoes.html#


O aplicativo da sua alimentação espiritual!

Android: https://goo.gl/vBVeQa

iOS: https://goo.gl/vSp5Sw



TV Menorah por assinatura

Recomendamos para você:


O efetuar do Senhor

Deus diz em Filipenses 2:13-14 que é Ele quem opera o querer e o efetuar e nós. Você tem realidade disso? Saiba como Deus trabalha em nosso interior mundando nossos pensamentos, vontades e emoções!



Moldagem pela Palavra

Para obtermos a paz precisamos de uma estabilidade de caráter, isto se dá, quando estivermos sob o domínio do Espírito. Vamos obter a paz quando renovarmos a mente através da Palavra de Deus. Aprenda neste vídeo como ter um coração cheio de paz e emoções curadas. Colossenses 3:15-17.


Saúde X Emoções 2

Jesus é o nosso modelo. Ele veio à Terra para redimir o homem para a execução do plano divino. O homem é arrogante em pensar que pode se autossustentar. O homem só encontra a verdade que produz liberdade em Cristo através da Bíblia.








TV Menorah por assinatura

12 canais + 2 canais de áudio + de 3000 mensagens da Palavra de Deus exclusivas a respeito do conteúdo específico do canal.


www.tvmenorah.com.br

Levando vida para você!




Editora Vento Sul - Dica de nutrição



Rejeição, Dor Curável

Os maiores problemas dos homens se concentram nas suas emoções. Quem nunca se sentiu rejeitado ou desvalorizado? Quem nunca sofreu com o desinteresse dos outros? Neste livro, você encontrará mensagens que vão ajudá-lo a identificar a rejeição e a agir para combatê-la. Você descobrirá que o fato de ser aceito ou rejeitado pelos outros não tem relação alguma com o valor que você possui para Deus.







Adquira a dica de nutrição em:

www.editoraventosul.com.br

O melhor de Deus para você!

EBooks | Livros | Cds | Dvds | Downloads

312 visualizações
O canal para a sua edificação espiritual
"Acesse, assista e cresça em vida!"
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon